Curta nossa página


GP do Japão

Hamilton voa em Suzuka e coloca uma mão na taça

Publicado

Autor/Imagem:
Mário Camargo, Edição

Lewis Hamilton venceu mais uma com sua Mercedes. E a oitava volta do GP do Japão, na madrugada deste domingo, em Suzuka, não será esquecida por ele e Sebastian Vettel (Ferrari). Ao tentar ultrapassar Max Verstappen (Red Bull), o piloto da Ferrari errou, saiu da pista e permitiu que o tetracampeão mundial da Mercedes liderasse de ponta a ponta e colocasse uma mão no título do campeonato de pilotos. Em segundo lugar chegou Valtteri Bottas, à frente de Verstappen, terceiro.

Com o resultado, a diferença entre os pilotos na tabela de classificação ficou ainda maior e, com somente quatro corridas para o final do calendário de 2018, o título parece mesmo encaminhado para Lewis Hamilton, que lidera a competição com 67 pontos de diferença em relação a Vettel (331 pontos x 264 pontos).

A próxima corrida da Fórmula 1 será no circuito de Austin, pelo Grande Prêmio dos Estados Unidos, com largada marcada para daqui duas semanas, às 16h10 (horário de Brasília).

Diferentemente de todo o final de semana de treinos livres e classificatório, o sol mostrou-se disposto a permanecer durante toda a corrida no autódromo de Suzuka. As condições de tempo limpo e clima seco, além de uma possível de três posições imposta a Ocon, da Force India, mudaram o panorama inicial do GP.

Dada a largada, às 02h10 (horário de Brasília), o alemão da Ferrari, Sebastian Vettel, fez uma primeira volta praticamente impecável. O tetracampeão mundial largou muito bem, da oitava colocação, e logo pulou para quinto. Vettel aproveitou também incidente entre Verstappen e Raikkonen (que, mais tarde, faria com que o piloto da RBR tivesse que cumprir punição de cinco segundos nos boxes) para ultrapassar o companheiro de equipe e cruzar a primeira volta em quarto lugar.

Os destroços remanescentes na pista, provenientes de uma colisão entre Charles Leclerc e Kevin Magnussen (ambos os pilotos abandonaram a corrida mais tarde em Suzuka) logo na primeira volta causaram a ida do safety car à pista. Enquanto isso, Daniel Ricciardo, que largou em 15º, já dava início a sua corrida de recuperação, realizando boas ultrapassagens.

Após a volta do safety car aos boxes, o momento decisivo da corrida e, possivelmente, do campeonato, ocorreu. Na curva Spoon, em plena oitava volta, Sebastian Vettel se precipitou ao tentar fazer a ultrapassagem para cima de Max Verstappen, então terceiro colocado, e tocou no carro da RBR, perdendo peças da Ferrari e caindo para a 19ª posição.

A manobra do alemão mostrou-se ainda mais desnecessária já que o trecho não era próprio para uma ultrapassagem, além do fato do piloto holandês ter uma punição de tempo a cumprir. Com isso, Vettel “juntou-se” a Daniel Ricciardo na missão de fazer uma corrida de recuperação.

Enquanto isso, as Mercedes permaneciam tranquilas nas primeiras colocações, de onde não saíram. Lewis Hamilton não teve problemas em liderar o GP do Japão de ponta a ponta, sair com a vitória e colocar uma mão no troféu de campeão. Valtteri Bottas chegou em segundo lugar, à frente de Verstappen.

Ricciardo e Vettel ainda conseguiram diminuir o prejuízo: o australiano fez excelente corrida, ganhando o título não-oficial de destaque do domingo e chegando na quarta colocação, enquanto o alemão da Ferrari ficou atrás de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, em sexto lugar.
——

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.