Obras de Nilda Soares ficam expostas na CLDF até 31 de agosto
Publicado
emPinceladas pesadas, quase jorros de tinta, se alternam com pequenas nervuras formando um conjunto harmonioso. As texturas são um componente onipresente nas telas em acrílico da artista Nilda Soares, em exposição na Câmara Legislativa até o dia 31 agosto. Os quadros podem ser vistos de 8h às 19h, no foyer do plenário da Casa
Adepta do abstrato, Nilda não se apega a cores, que vão de tons pastéis ao azul intenso, passando pelo laranja e pelo verde vivo. Professora aposentada da rede pública, a pintora dedica-se à arte com exclusividade desde o ano 2000, quando parou de ensinar educação artística e outras matérias do ensino médio.
Começou a expor em 2006, tendo realizado quatro mostras individuais, contando com a da Câmara, e participado de várias coletivas. Ainda no exercício da docência, Nilda Soares começou a estudar pintura com o professor Donald Edward, que logo identificou sua facilidade de criar e a incentivou a deixar de lado as formas e paisagens, que não satisfaziam a artista, para trilhar o caminho do abstrato.
Suas fontes de inspiração são as mais diversas. Às vezes, ela simplesmente senta-se diante da tela, sem nada em mente, e começa a pintar. Para a exposição na Câmara Legislativa, Nilda selecionou 15 telas, a maior parte inéditas, e algumas remanescentes de sua última mostra.