Sujar o nome piora
Empresário precisa saber segurar clientes em tempo de crise
Publicado
emAutor/Imagem:
Bartô Granja, Edição
A instabilidade econômica que afeta o Brasil nos últimos anos impactou diretamente a vida financeira das pessoas e das empresas no país. Os cidadãos reduzem seu consumo por não terem uma renda alta e, consequentemente, as organizações perdem receitas por conta da baixa demanda de seus produtos e serviços. Não bastasse isso, o cenário é propício para o aumento da inadimplência pela dificuldade em pagar todas as contas em dia.
Assim, os empresários precisam lidar com um novo tipo de desafio: a recuperação do crédito em sua base de clientes. A melhor alternativa é buscar estratégias que ajudam as corporações nessa questão.
Veja o que fazer:
- Defina os procedimentos de recuperação de crédito dentro de sua empresa. De um modo geral, as operações e procedimentos de cobranças vão ajudar as pessoas com dívidas a regularizem suas situações com as empresas. Além de limpar o nome do cliente, devolvendo a ele a possibilidade de consumo, a atitude também aumenta as receitas das corporações. Entretanto, o que dá certo para um pode não funcionar para outro. Identifique quais métodos funcionam melhor para realizar este contato com os usuários inadimplentes de sua base.
- Identifique todas as informações dos inadimplentes. Antes de acionar as empresas de proteção ao crédito, a organização deve tentar resolver a cobrança da dívida de todas as formas amigáveis possíveis e sem constrangimento para as duas partes. Dessa forma, é preciso conhecer bem o perfil do cliente que possui a dívida, incluindo os motivos que o levaram a atrasar as contas.
- Levante todas as informações disponíveis sobre ele em sua base para poder traçar um planejamento mais adequado. Quanto mais dados tiver, melhor será a abordagem para renegociação e maior a chance de sucesso. Enriqueça o perfil do consumidor para ser mais assertivo. Ter informações do usuário na sua própria base é importante, mas não pode ficar restrito apenas a estas informações – afinal, os dados podem estar desatualizados e, ao invés de ajudar, dificultam ainda mais a recuperação de crédito. É necessário enriquecer os dados para conhecer realmente esse público e criar estratégias completas e assertivas para a abordagem com o cliente.
- Coloque o relacionamento com o cliente como prioridade Em um cenário de crise econômica, mais importante do que buscar novos clientes é manter um bom relacionamento com quem já compra na sua empresa. Portanto, quando uma pessoa deixa de efetuar um pagamento, procure entender o que está acontecendo com a vida dela e como você pode ajudá-la a superar esse momento. Pense nisso quando fizer a abordagem de recuperação de crédito: ofereça soluções que realmente sejam vantajosas para os consumidores e faça com que esta situação difícil transforme-se em algo positivo para a marca.
- Determine o grau de importância dentro da empresa. Ganhar dinheiro é importante, sem dúvida, e a maioria das empresas deseja ter uma base de clientes sem inadimplentes. Contudo, esse trabalho de cobrança das dívidas é contínuo e também gera custos para a empresa: é preciso deixar os dados de cada consumidor atualizado e enriquecido e contar com uma estrutura para fazer essa abordagem. Por isso, defina a importância deste processo dentro de sua própria empresa. Compensa envolver diferentes equipes e ter um trabalho excessivo para se relacionar com os inadimplentes? Uma alternativa, por exemplo, é contar com parceria de empresas especializadas nestes procedimentos.
Tags:
Publicidade
Publicidade