Fugindo de problemas
Vai de férias ao exterior? Evite dinheiro na mão. Leve um cartão
Publicado
emMuita gente que está arrumando as malas para gozar férias lá fora costuma jogar entre as peças de roupas algum dinheiro. Mas o risco de perdas é grande. E a melhor alternativa, hoje, é colocar na carteira um cartão pré-pago – aceito em quase todos os países do mundo, com conversão automática da moeda. A exceção é para o Irã, Crimeia, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Um exemplo dessa comodidade é o produto oferecido pelo Banco de Brasília. O BRB disponibiliza aos seus clientes o Cartão Multimoeda Cash Passport Mastercard. Trata-se de um dos melhores meios de pagamento existentes atualmente para quem vai viajar, devido à praticidade e segurança.
Muitos clientes possuem dúvidas a respeito da aquisição e do uso do cartão pré-pago para viagem internacional. Veja a seguir respostas para as principais dúvidas dos usuários a respeito do produto.
1. O que é o cartão Multi Moeda?
É um cartão pré-pago internacional para uso em viagens ao exterior, ou seja, é um cartão em que o cliente aporta os seus recursos antes da utilização. Esse cartão aceita até seis tipos de moedas estrangeiras ao mesmo tempo: dólar americano, canadense, neozelandês, australiano, euro e libra. No BRB, o cartão pode ser carregado nos 10 pontos de atendimento que oferecem o serviço de câmbio: agências JK, Millenium Capital, Parkshopping, Conjunto Nacional, Central, Buriti, HDB, Taguatinga Centro, Lago Norte e Lago Sul. O cliente deve adquirir o cartão antes da viagem, comparecendo em qualquer um dos pontos de atendimento acima. Durante a viagem no exterior, poderá recarregá-lo por meio do BRB Telebanco.
2. Como adquirir o cartão?
O cartão pode ser adquirido presencialmente, nas agências do BRB que possuem Serviço de Câmbio, onde o cliente já retira o cartão na hora.
3. Se a compra for realizada na agência, a emissão é na hora?
Sim. O cartão adquirido em qualquer uma das 10 agências do BRB que operam com o câmbio é retirado no momento da aquisição. O cliente sai da agência portando o cartão pré-pago de viagem, devidamente habilitado e pronto para o uso.
4. O cartão é aceito em todos os países por meio do dólar?
O cartão é amplamente aceito no mundo. Apenas alguns países não o aceitam. São eles, no momento: Irã, Coreia do Norte, Sudão, Síria e Crimeia. A moeda do cartão não ocasiona diferença na aceitação, isto é, se o país não tiver restrição de negociação em outras moedas e o cliente tiver saldo, conseguirá usar o meio de pagamento normalmente, em qualquer país, independentemente da moeda que tenha carregado ou da moeda local do país a ser visitado.
5. Como transferir dinheiro de uma moeda para outra durante a viagem?
O cartão oferece a possibilidade de transferência de valores pelo site da Cash Passport (com uma taxa de 5,00% em relação ao valor da conversão). Também é possível entrar em contato, por telefone, com a operadora do cartão, a MasterCard, e solicitar que a conversão seja realizada (neste caso, a taxa aplicada é de 5,50%).
6. Como acompanhar o saldo do cartão?
Através do aplicativo ou do site da Cash Passport Mastercard.
7. Qual o prazo para a moeda de uma recarga ser liberada?
O prazo é até o fim do dia da solicitação da operação.