Quem manda é o porco
Feira dos Importados em festa com a chegada do Ano Novo chinês
Publicado
emA Feira dos Importados, que já foi chamada de Feira do Paraguai, embora os chineses mandem em quase tudo, está em festa. Justamente por conta da presença maciça do povo chinês, que comemora a chegada do seu Ano Novo.
Na sexta, 1, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, ofereceu uma recepção para alguns convidados em celebração ao ano novo chinês. A festa maior será na terça, 5, quando haverá a ‘virada do ano’ deles.
Os chineses são diferentes em quase tudo. Com um calendário distinto do mundo ocidental, a chegada do ano novo também tem data diferente e leva em consideração as fases da Lua e a posição do Sol.
Na China, o ano é relacionado aos 12 animais que, segundo a lenda, teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião e, em agradecimento, foram transformados em signos. Este ano é do porco. Também compõem a lista rato, búfalo, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, dragão, tigre, touro e cachorro.
O ano novo chinês é a festa mais aguardada no país e dura cerca de duas semanas. Há rituais, festas e muita comemoração. Na véspera, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.
A cor vermelha predomina, pois simboliza a transformação e o movimento e a vida. O amarelo, roxo e o dourado também, pois, segundo as tradições, atraem a riqueza e a prosperidade. Por tradição, os chineses escrevem, neste período, os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e penduram na porta de entrada.