Bombeiros entram em ação contra incêndio na Floresta Nacional
Publicado
emA Floresta Nacional foi atingida por um incêndio de grandes proporções no início da manhã deste sábado (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos seis equipes prestam atendimento no local. Uma aeronave também foi deslocada para a região para ajudar no combate ao fogo. Entre as preocupações da corporação está a possibilidade de as chamas se alastrarem até residências próximas.
Para evitar danos maiores, os bombeiros pediram ajuda à Polícia Militar que, por meio do Batalhão de Policiamento com Cães, vai resgatar animais domésticos que estejam sozinhos nas casas. Ainda não é possível dimensionar a área consumida. As causas do incêndio também não foram apontadas.
Segundo os bombeiros 24 incêndios aconteceram simultaneamente em todo o DF. A corporação informou que o mais preocupante deles era o da floresta, também o único em ára de preservação ambiental.
Coordenador nacional do Prevfogo (ligado ao Ibama), Rodrigo Falleiro disse que, entre os casos de destaque, está um incêndio que atingiu a Floresta Nacional e destruiu 25% da vegetação.
Por causa da baixa umidade, também agravada pelas queimadas, a Defesa Civil manteve na quinta-feira (21) estado de atenção na capital do país. De acordo com a pasta, houve registro de índices inferiores a 30% nos últimos três dias.
Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda decretar estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
A Defesa Civil orienta a população a consumir bastante água, procurar locais protegidos do sol, especialmente áreas arborizadas, e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, período em que a insolação e evaporação atingem seus índices máximos. Os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.