Justiça Eleitoral quer as tropas federais nas eleições do Rio
Publicado
emO plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE) decidiu, na noite desta quarta-feira, por unanimidade, requerer o uso de tropas federais nas eleições de 2014. Por seis votos, os desembargadores acompanharam a posição do presidente da Casa, Bernardo Garcez.
Ele já havia se manifestado favorável ao reforço das tropas em função de denúncias de que candidatos não estariam conseguindo entrar em algumas comunidades da cidade, inclusive aquelas ocupadas por unidades de polícia pacificadora (UPPs). Estas denúncias apontam ameaça tanto do tráfico quanto de grupos de milicianos durante a campanha.
A medida estabelece o reforço na segurança já durante a campanha eleitoral, e não apenas no dia da votação. Garcez informou que será criada uma comissão com três desembargadores para definir detalhes do procedimento. O passo agora é encaminhar o pedido formal ao Tribunal Superior Eleitoral, o que deve ser feito já nesta quinta-feira.
A decisão do TRE fluminense contraria a postura tomada pelo governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB). Em nota à imprensa nesta quarta feira, o governo do Estado alegou não haver ainda necessidade de tropas federais na disputa eleitoral.