Suelen perde para cubana, mas garante a prata no judô
Publicado
emNão foi dessa vez que a judoca brasileira Maria Suelen Altheman faturou o ouro na categoria pesado do Mundial. Isso porque, na manhã deste sábado, ela perdeu a decisão para a cubana Ydalis Ortiz, campeã olímpica e mundial, em Chelyabinsk, na Rússia. Com menos de um minuto de luta, a rival Ortiz projetou Suelen em ippon e conquistou a medalha dourada.
Maria Suelen, que no ano passado, no Rio de Janeiro, também foi vice-campeã, estreou com vitória sobre Larisa Ceric, da Bósnia, no Mundial deste ano. Com 1min22s de luta, a brasileira conseguiu um ippon, garantindo vaga nas quartas de final. Lá, superou a alemã Franziska Konitz, com uma imobilização.
Já nas semifinais, a vítima foi a japonesa Megumi Tachimoto, que venceu a brasileira nos últimos três encontros entre ambas. Suelen lutou com muita garra e quebrou o tabu por intermédio de um shidô. No entanto, na final, não conseguiu conter o ímpeto de Ortiz.
As medalhas de bronze foram para Tachimoto Megumi Tachimoto, que perdeu para a brasileira na semifinal, e para a francesa Emilie Andeol.
Com a prata de Maria Suelen, o Brasil soma quatro medalhas nesta edição do Mundial. Na terça, Érika Miranda (52 kg) foi bronze, enquanto na última sexta Mayra Aguiar (78 kg) levou o ouro. Hoje, além de Suelen, Rafael Baby foi bronze na categoria pesado.