Olho por olho
Trump anuncia derrubada de drone iraniano em Ormuz
Publicado
emO porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, disse na quinta-feira que um drone iraniano chegou a um “alcance ameaçador” de um navio de guerra dos EUA no Estreito de Ormuz antes de ser destruído pelas forças americanas em uma ação defensiva.
“Às 10 da manhã, hora local, o navio anfíbio USS Boxer estava em águas internacionais conduzindo um tráfego de entrada planejado do Estreito de Hormuz. Um sistema aéreo não tripulado de asa fixa (UAS) se aproximou de forma ameaçadora. O navio ficou na defensiva. A ação foi para garantir a segurança do navio e sua tripulação, disse.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o USS Boxer havia destruído um drone iraniano que havia chegado a menos de 900 jardas do navio quando este atravessava o Estreito de Hormuz . “Houve “um incidente no Estreito de Ormuz envolvendo [o] navio de assalto anfíbio USS Boxer Navy”. ” ameaça “foi imediatamente destruída”, frisou.
O presidente dos EUA descreveu o incidente como “o mais recente de muitas ações provocativas e hostis do Irã contra navios que operam em águas internacionais”. Trump também pediu que “outras nações protejam seus navios enquanto atravessam o estreito e trabalhem conosco no futuro”.
“Os Estados Unidos reservam-se o direito de defender nosso pessoal, instalações e interesses e conclamam todas as nações a condenar as tentativas do Irã de interromper a liberdade de navegação e o comércio global”, disse ele.
Não houve confirmação do incidente de Teerã.