Mercedes, Williams. Lewis, Rosberg, Bottas, Massa. É Monza
Publicado
emA disputa entre os pilotos da Mercedes marcou mais uma vez a classificação para uma prova da Fórmula 1. A despeito do bom desempenho dos carros da Williams, Lewis Hamilton e Nico Rosberg monopolizaram a disputa pela pole position neste sábado (06), em Monza.
No fim, o alemão não conseguiu superar tempo do britânico. Hamilton vai largar na frente no GP de Monza que será realizado às 9h (de Brasília) deste domingo (07),, com o brasileiro Felipe Massa na quarta posição.
A pole position encerrou um jejum de sete corridas e foi a 36ª da carreira de Hamilton, que tem 191 pontos e ocupa atualmente a vice-liderança no Mundial de pilotos. Rosberg, que tem 220 e lidera a disputa, fez o segundo melhor tempo neste sábado.
A segunda fila no grid do GP de Monza será formada pelos dois pilotos da Williams (Bottas em terceiro, Massa em quarto).
Dono do segundo melhor tempo na última sessão de treinos livres, o espanhol Fernando Alonso foi a grande decepção do Q1 e fez apenas a décima volta dessa etapa da classificação. Em contrapartida, Rosberg se livrou dos problemas de câmbio que haviam atrapalhado o desempenho na sessão anterior e se colocou na disputa pelo primeiro posto.
Rosberg chegou a liderar o Q1 quando cravou 1min25s493, superando o brasileiro Felipe Massa, que tinha a volta mais rápida até então. No entanto, a liderança da parcial acabou nas mãos de Lewis Hamilton, com 1min25s363.
Alonso melhorou no Q2, mas a segunda parcial mostrou mais uma vez as características que haviam sido marcantes na etapa anterior: bom desempenho da Williams e uma disputa aberta entre Hamilton e Rosberg pela ponta. Com propostas diferentes – Hamilton mais equilibrado, e Rosberg alternando velocidade maior nas retas e menos eficiência nas curvas –, os dois se alternaram na liderança.
Na outra ponta, a decepção do Q2 foi Kimi Räikkönen. Em Monza, circuito que é considerado casa da Ferrari, o finlandês fez apenas o 12º tempo e foi eliminado da disputa final.
O Q3 manteve a Williams como ameaças aos carros da Mercedes. Na primeira metade dessa etapa, Bottas e Rosberg chegaram a alternar a liderança. Aí Hamilton conseguiu 1min24s109 e se colocou no topo.
Os principais candidatos à pole voltaram à pista depois disso, e isso chegou a encher a pista no trecho final do Q3.
Rosberg, Bottas e Hamilton fecharam suas voltas praticamente em sequência. Nenhum deles, contudo, conseguiu bater o tempo que Hamilton havia cravado no início da etapa. No fim, aquela marca foi suficiente para a pole.