Curta nossa página


Sem governo

Israel afunda na crise e pode ter nova eleição

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O líder do partido centrista israelense Azul e Branco, Benny Gantz, principal rival de Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta-feira (20) que não conseguiu formar governo de coalizão antes do prazo que se encerraria à meia-noite (19h no horário de Brasília).

“O chefe do partido ‘Azul-branco’ Benny Gantz se comunicou com o presidente Reuven Rivlin para dizer que é incapaz de formar governo”, informou o partido político em um pronunciamento.

Agora o Parlamento de Israel tem 21 dias para sugerir um nome que consiga formar uma maioria de 61 cadeiras das 120 disponíveis na casa. No posicionamento que foi veiculado hoje pelo Azul e Branco, Gantz afirma que “vai continuar os esforços de formar um bom governo para os cidadãos de Israel”.

Caso um governo não possa ser formado depois disso, o Parlamento será dissolvido e novas eleições terão que ser convocadas, pela terceira vez em 1 ano.

A política israelense está paralisada desde abril, quando a primeira eleição deste ano levou a um resultado inconclusivo, sem que Gantz e Netanyahu, até então o primeiro ministro do país, conseguissem votos para formar uma maioria. O segundo pleito, que aconteceu em setembro, trouxe um resultado semelhante.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.