Palmeiras reage, empata com Fla mas entra na zona da degola
Publicado
ems torcedores que compareceram ao Pacaembu, nesta quarta-feira, viram dois tempos distintos entre Palmeiras e Flamengo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Muito melhor na etapa inicial, os cariocas abriram dois gols de vantagem e deixaram os donos da casa em situação delicada. Porém, com mudanças na equipe, os paulistas melhoraram depois do intervalo e conseguiram terminar a partida com um empate por 2 a 2. Apesar resultado suado, a torcida não tem muito o que comemorar, já o clube está de volta na zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Flamengo continua estacionado no meio da tabela, na 10ª posição, com 29 pontos conquistados. Já o Palmeiras volta para a zona de rebaixamento, no 18º lugar, com 22 pontos. Agora, o clube paulista está um atrás de Bahia, Coritiba e Chapecoense, os primeiros fora da degola.
O destaque da partida ficou para a reação alviverde na etapa final. Com dois gols atrás, Dorival Júnior colocou Valdivia e Allione e viu sua equipe se transformar em campo. Com os estrangeiros organizando a equipe, o time conseguiu marcar dois gols, empatou a partida e por pouco não saiu com a vitória do Pacaembu.
Diogo também saiu mais aliviado da partida. Sem marcar desde 14 de setembro de 2013, quando ainda atuava pela Portuguesa, o atacante alviverde fez o primeiro gol da equipe e abriu caminho para o empate que aconteceria mais tarde, com Allione. Já Valdivia, que entrou bem e mudou a partida, voltou a perder a cabeça e acabou expulso após pisar no adversário no final do jogo.
O destaque carioca ficou para a parceria entre Alecsandro e Eduardo da Silva. Pela quarta vez os dois atacantes começaram juntos uma partida no Flamengo, e nas últimas três passaram em branco. Não desta vez. O croata deu assistência e o camisa 19 marcou o segundo dos cariocas. O tento, por sinal, acabou com um “jejum” do jogador. Alecsandro não marcava com a bola rolando desde o dia 27 de julho, contra o Botafogo, pela 12ª rodada.
Na próxima rodada, o Flamengo faz o clássico com o Fluminense, domingo (21), às 16h, no Maracanã. Já o Palmeiras visita o Goiás, no mesmo dia, mas às 18h30, no Serra Dourada.
Bem postado desde o começo do jogo, o Flamengo deixava o Palmeiras propor o jogo e aguardava erros para sair em contra-ataques. Apesar de manter a bola no ataque, a equipe paulista não conseguia infiltrar no sistema defensivo do adversário e dava pouco trabalho.
Com a estratégia bem definida, o Flamengo cumpriu seu papel e aos 13min abriu o placar. João Paulo avançou pela esquerda e cruzou para o meio da área. Juninho tentou dominar na entrada da área, falhou, e viu Canteros roubar a bola, fintar Nathan e estufar a rede do goleiro Deola.
O gol provou que Vanderlei Luxemburgo acertou no esquema escolhido para enfrentar o Palmeiras. Já Dorival Júnior viu seu esquema naufragar na etapa inicial. Sem nenhuma meia de ligação, os donos da casa continuaram com a posse de bola, mas sem assustar o sistema defensivo dos cariocas.
Aos 31min, os visitantes aproveitaram outra falha de marcação e ampliaram. Léo Moura encontrou Eduardo da Silva na área, o croata dividiu com Deola e cruzou para Alecsandro. O camisa 19 só precisou empurrar de cabeça para marcar o segundo. Palmeirenses ficaram reclamando de um toque claro na mão de Eduardo, que assumiu que pegou de raspão, antes do cruzamento. O árbitro considerou normal.
Ciente do erro de escalação na equipe, Dorival mexeu no intervalo: tirou os atacantes Mouche e Henrique e preencheu o meio de campo com Valdivia e Allione. A alteração deu certo e a equipe melhorou. Logo aos dois minutos o Palmeiras diminuiu. Após um chutão de Lúcio, Léo Moura falhou e a bola sobrou para Diogo. O atacante, que não marcava há mais de um ano, bateu cruzado e superou Paulo Victor.
A superioridade do Palmeiras era clara. Com Allione e Valdivia, a equipe conseguia segurar a bola e aos poucos chegava ao gol rubro-negro. Aos 24min, Valdivia tabelou com Diogo e acertou ótimo lançamento para Victor Luís. O lateral esquerdo chutou cruzado, e a bola ainda pegou no travessão antes de estufar a rede flamenguista.
O Palmeiras chegava com perigo e por pouco não virou a partida. Aos 31min, Allione fez a finta na entrada da área, chutou e a bola saiu com perigo. A superioridade, no entanto, acabou. Em um lance no campo de ataque, Valdivia puxou o defensor e cometeu a falta. Com a bola parada, o chileno aproveitou para pisar no marcador e acabou, corretamento, expulso pelo árbitro.
Com um a menos, o Palmeiras voltou a sofrer e quase perdeu a partida. Aos 40min, Alecsandro girou sobre a marcação, chutou forte e acertou o travessão. Na sobra, Everton empurrou para o gol, mas o árbitro já assinalava impedimento do jogador rubro-negro.