Curta nossa página


Ajuste no bolso

Covid faz subir inflação da baixa renda

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda até cinco salários mínimos, registrou inflação de 0,18% em março deste ano.

A taxa é superior ao INPC de fevereiro (0,17%), segundo dados divulgados nesta quinta (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O leve aumento é creditado à pandemia de Covid-19.

O índice acumula taxas de 0,54% no ano e de 3,31% em 12 meses. Com isso, o INPC também ficou acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou taxas de 0,07% em março, 0,53% no ano e de 3,30% em 12 meses.

Em março, os produtos alimentícios tiveram alta de preços de 1,12% em março, acima da variação de 0,13% do mês anterior. Já o grupo dos não alimentícios teve deflação (queda de preços) de 0,09%, taxa abaixo da observada em fevereiro, quando havia registrado inflação de 0,18%.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.