Rompendo barreiras
Tecnologia vira aposta para inclusão social
Publicado
emA inclusão social de adolescentes e jovens com limitações físicas tem sido uma das preocupações da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), reveladas ainda durante a campanha eleitoral.
Compromisso feito, dever cumprido, lembrou a deputada, após participar de reunião sobre o projeto Rompendo Barreiras, uma iniciativa do GDF que usa tecnologias assistivas para dar autonomia a portadores de deficiências.
Durante a reunião, o projeto foi apresentado ao governo federal com o objetivo de ampliar sua atuação. “Já temos excelentes resultados no Distrito Federal e precisamos compartilhar isso com todo o país. São jovens que conseguiram ingressar em universidades e no mercado de trabalho de forma autônoma”, afirmou paula Belmonte.
Na avaliação da parlamentar, iniciativas assim fazem a diferença para muitas pessoas, seja para o desenvolvimento individual, seja para a vida em família e na sociedade em geral.
O Rompendo Barreiras, afirmou Paula Belmonte, desenvolve oficinas de robótica e programação no IFB para adolescentes e jovens com limitação de movimentos.
Para isso, utiliza a tecnologia assistiva do HandsFree, programa baseado em software livre. Os estudantes têm um mouse adaptado pela boca, que funciona permitindo que o usuário dirija, com a cabeça, o ponteiro do mouse.