Curta nossa página


Fim da bagunça

Buriti dá basta e proíbe ato público na Esplanada

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva

O Diário Oficial do Distrito Federal circulou com edição extra neste sábado, 13, com decreto do governador Ibaneis Rocha, proibindo a circulação de pessoas e veículos na Esplanada dos Ministérios de zero hora às 23h59 do domingo, 14. A medida é para evitar manifestações (com aglomerações de pessoas, disseminando o novo coronavírus) e eventuais confrontos entre simpatizantes e oposicionistas do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o Palácio do Buriti, existem “ameaças declaradas por alguns manifestantes”. O decreto, segundo o governo,,vai conter “riscos, danos e agravos à saúde pública”. Ibaneis também determinou que futuras manifestações só poderão ser realizadas mediante comunicação prévia à Secretaria de Segurança, que poderá ou não liberar a área.

O decreto restringe o acesso de veículos e pedestres na Esplanada apenas a autoridades e servidores identificados “e que estejam em serviço”. A norma estabelece que o Detran e o DER fiscalizem o trânsito na Esplanada. Horas antes da publicação do decreto, num gesto visto como um basta às aglomerações em vias públicas – fato proibido durante a pandemia por lei distrital – foi derrubado um acampamento de bolsonaristas que estavam no local há 45 dias.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.