Candidatos inovam no Ceará e usam lixeiras em suas campanhas
Publicado
emA cada ano eleitoral surgem inovações nas regras para propaganda e também dos meios de divulgação de candidaturas dos cargos eletivos. Em 2014, a campanha de alguns candidatos em Fortaleza foi além dos meios convencionais de divulgação, como contratação de seguradores de bandeiras, entrega de panfletos, cavaletes em cima das calçadas ou pinturas nas paredes.
Desta vez, foram feitos jogos virtuais, utilizados espelhos nos cruzamentos de avenidas, disponibilizadas lixeiras nas ruas e distribuídos santinhos em papel-semente. De acordo com o consultor de marketing, Jean Klécio, a importância dessas inovações é conquistar o eleitor indeciso.
“A campanha convencional já está muito saturada. Ninguém aguenta mais cavalete em canteiro central, santinhos, nem pintura de muro”, admite.
Para ele, além das divulgações diferenciadas, também se faz necessária uma maior proximidade com os eleitores, nem que seja pelas redes sociais.
“Quem segue candidato em Facebook ou Twitter, por exemplo, não quer só a equipe de comunicação respondendo, quer o fator humano, quer que o candidato participe mais ativamente. As pessoas esperam isso”, afirma, acrescentando que muitos cometem o erro de aparecer somente de dois em dois anos na timeline dos eleitores.