Descalabro
Desgoverno impede vencer Covid, diz Cármen
Publicado
emA falta de um governo sem politicagem está dificultando o combate ao novo coronavírus no Brasil, afirmou nesta quarta, 24, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Ela condenou a condução do prolema desde o Palácio do Planalto ao menor município.
“A responsabilidade (de combater o vírus) é dos três níveis — União, Estados e municípios — e não é hierarquia, porque na federação não há hierarquia para estabelecer condições necessárias, de acordo com o que cientistas e médicos estão dizendo que é necessário, junto com governadores, junto com prefeitos”, disse a ministra.
Por isso, enfatizou em entrevista ao UOL, “acho muito difícil superar a pandemia do novo coronavírus com esse descompasso, com esse desgoverno”.
Para Cármen Lúcia, não é momento de politicagem, mas de política “no sentido clássico”. A política se faz com todo mundo, todos os cidadãos e para todos os cidadãos. Não segundo a visão de um ou outro governante. Porque isso vai resultar em mortes, e haverá responsabilidade por isso.
A ministra defendeu a necessidade de consenso entre os agentes públicos responsáveis pelas ações de combate ao novo coronavírus. Para a ministra, a ausência de coordenação é uma “falha gravíssima” e impede que o País esteja preparado para acolher aqueles que estão em situação mais vulnerável ou de risco.