Paranoá
‘Domingo da Gente’ apresenta novo normal
Publicado
emO ‘novo normal’ deu as caras neste domingo, 5, lá para os lados do Paranoá. Tênis, roupas esportivas, bikes e máscaras foram a marca no lançamento do projeto Domingo da Gente, que liberou a via de ligação entre aquela Região Administrativa e o Paranoá e o condomínio Paranoá Parque para caminhada, corrida e ciclismo, das 7h às 17h.
Logo cedo, o Detran já havia preparado o esquema especial para o trânsito na região. Na via, apenas pedestres. Com calçadões de ambos os lados, ao longo de 1,1 mil metros e uma ciclovia, os moradores do Paranoá puderam aproveitar o dia para atividades físicas ao ar livre após quase 100 dias de quarentena.
Foram vedadas, porém, a prática de quaisquer atividades recreativas e esportivas que gerem aglomeração. Também está proibida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes. A Administração do Paranoá aproveitou para fazer distribuição de máscaras para quem passava pelo local.
De acordo com o administrador da cidade, Sérgio Damasceno, o amplo espaço foi escolhido justamente para garantir a segurança de quem saísse de casa para o Domingo da Gente. “É uma oportunidade para as pessoas se exercitarem sem aglomerações”, destacou.
Damasceno lembrou, ainda, que o projeto foi garantido após um pedido feito ao governador Ibaneis Rocha que não tinham um local próprio para a prática de atividades saudáveis. “O governador afirmou que não queria lazer apenas para o Plano Piloto, mas em todo o Distrito Federal, para os moradores das ‘satélites'”, disse. O projeto no Paranoá foi autorizado por meio de decreto do governo.