Alerta da OMS
Covid chegou para ficar e pegará como gripe
Publicado
emO novo coronavírus que provoca a Covid-19 não é sazonal – ou seja, daqueles que surgem em determinada época do ano e se recolhem. Trata-se na realidade de uma doença que tende a infectar em qualquer período, diferente, por exemplo, da influenza, que tem estações pré-determinadas. O alerta é da Organização Mundial da Saúde, feito nesta terça, 28.
A OMS lembrou que apesar de também se espalhar de pessoa a pessoa, o vírus Influenza se comporta de maneira sazonal, ou seja, circula com maior frequência entre as estações mais frias de cada ano. Já o coronavírus não respeita uma sazonalidade e circula com grande intensidade independentemente da época e estação do ano.
Como o vírus não se comporta de maneira sazonal, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do coronavírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.
“As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente”, afirmou a porta-voz durante coletiva em Genebra, na Suíça. “Será uma grande onda”, declarou Margaret Harris.
Ela fez ainda um apelo à vigilância para que aplique medidas para conter a transmissão que está se espalhando em grandes aglomerações. Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16, 4 milhões em todo mundo, e as mortes por complicações de Covid-19 passam de 645 mil, segundo balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins.