Curta nossa página


Nomeado por Temer

PT quer manter DPU apesar de Jair Bolsonaro

Publicado

Autor/Imagem:
Mário Camargo

O PT está apostando todas as fichas na recondução de Gabriel Faria Oliveira para mais um mandato à frente da Defensoria Pública da União. A DPU é conhecida por defender a classe menos favorecida, justamente a bandeira dos petistas.

O atual defensor-geral foi nomeado por Michel Temer. À época foi feito um forte movimento que contou com articulação de emissários de Lula ao Palácio do Planalto logo após o impeachment de Dilma Rousseff.

Gabriel encabeça a lista tríplice de uma eleição interna entre seus subordinados. Recebeu 388 votos. Em seguida aparecem Daniel Macedo (325) e Leonardo Magalhães (268). Ele é defensor intransigente do isolamento social e da liberdade de presos no grupo de risco da pandemia do novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro não é obrigado a obedecer a lista tríplice elaborada pelos defensores públicos. Um exemplo é o PGR Augusto Aras, que foi nomeado sem sequer aparecer entre os três escolhidos pela categoria dos procuradores. No caso da DPU, porém, os partidários de Gabriel Faria entendem que em time que está ganhando, não se mexe.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.