Curta nossa página


Alckmin dá um banho nas urnas e frustra o sonho dos petistas

Publicado

Autor/Imagem:


Após liderar as pesquisas de intenção de votos durante toda a campanha, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), 61, foi reeleito no primeiro turno. Com o resultado, o tucano vai assumir seu terceiro mandato, o sexto consecutivo do PSDB em São Paulo, o Estado mais rico e populoso do país.

Os tucanos chegaram ao poder em 1994 com Mário Covas (1930-2001). Reeleito em 1998, Covas morreu em 2001. Alckmin, que era seu vice, assumiu o governo. Foi reeleito em 2002. Quatro anos depois, foi a vez de José Serra chegar ao Palácio dos Bandeirantes.  Em 2010, Alckmin também foi eleito no primeiro turno com 11.519.314 votos, o que equivale a 50,63% dos votos válidos.

A vitória de Alckmin neste ano frustra os planos do PT de tentar chegar ao poder em seu berço político. Após assumir a Prefeitura de São Paulo em 2012, com Fernando Haddad, os petistas, comandados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinham como meta a conquista inédita do Palácio dos Bandeirantes.

Porém, o candidato do PT, Alexandre Padilha, 43, ficou na terceira colocação. O segundo colocado foi Paulo Skaf (PMDB), 62. Padilha contou com o apoio de Lula e da presidente Dilma Rousseff. Skaf apostou no marqueteiro Duda Mendonça.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.