Se não houver um fato novo capaz de mexer com a cabeça do eleitor até o dia 26, o candidato Rodrigo Rollemberg (PSB) será eleito governador do Distrito Federal, derrotando Jofran Frejat (PR). É o que demonstra pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira 16.
O levantamento aponta os seguintes percentuais de votos válidos na disputa de segundo turno para o governo do Distrito Federal:
Rodrigo Rollemberg, 57%:
Jofran Frejat, 43%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que não sabem ou não opinaram, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 46%
Jofran Frejat (PR) – 35%
Branco / Nulo – 10%
Não sabe / não respondeu – 9%
O Datafolha perguntou ao eleitor se ele votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum, nos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição no DF. Veja o resultado:
Rollemberg:
Votaria com certeza: 41%
Talvez votasse: 26%
Não votaria de jeito nenhum: 29%
Não sabe: 4%Frejat:
Votaria com certeza: 34%
Talvez votasse: 22%
Não votaria de jeito nenhum: 41%
Não sabe: 4%
Outra pergunta realizada durante o levantamento foi sobre o momento em que o eleitor decidiu o voto no primeiro turno. A pesquisa levou em consideração o candidato escolhido pelo eleitor. Os resultados foram os seguintes:
Total:
Pelo menos um mês antes: 59%
15 dias antes: 17%
Uma semana antes: 10%
Na véspera: 5%
No próprio dia: 9%
Votou em Rollemberg:
Pelo menos um mês antes: 58%
15 dias antes: 18%
Uma semana antes: 13%
Na véspera: 5%
No próprio dia: 7%
Votou em Frejat:
Pelo menos um mês antes: 55%
15 dias antes: 22%
Uma semana antes: 11%
Na véspera: 5%
No próprio dia: 7%
Votou em Agnelo:
Pelo menos um mês antes: 77%
15 dias antes: 6%
Uma semana antes: 6%
Na véspera: 6%
No próprio dia: 5%
Avaliação de governo
O levantamento também perguntou como o eleitor avalia o governo de Agnelo Queiroz (PT). Para 17%, a gestão é ótima ou boa; 31% acham a administração regular; 51%, a avaliam como ruim ou péssima; 1% não soube responder. Em uma escala de 0 a 10, os entrevistados deram, em média, nota 4 ao governo.
Dados da pesquisa
Realizada no 15 de outubro, O Datafolha entrevistou 1.217 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número DF-00083/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número BR-001098/2014.