Me engana que eu gosto
Fake bolsonarista adultera capa do New York Times
Publicado
emO bolsonarismo doentio adulterou a capa do New York Times, sugerindo que o jornal norte-americano tenha dado ampla cobertura ao “sucesso” dos atos pró-Bolsonaro no sábado, 1° de maio. Tudo não passa de mentira, garante a coluna Fato ou Fake, do G1. O suposto ‘sucesso’, que circula em grupos de WhatsApp o print de uma capa do jornal é fake.
Segundo levantamento feio pelo G1, trata-se de uma montagem grosseira. Um erro de grafia logo na manchete já denuncia a falsidade. Em vez de “wants”, a palavra está escrita com h: “whants”. A tentativa era dizer algo como “O Brasil quer ser livre”. Também há um erro clássico de tradução na outra chamada, que aparece como “Brazil from Bolsonaro”.
A mensagem falsa busca dar uma dimensão maior aos protestos em favor do presidente no último sábado. Um outro boato checado pelo Fato ou Fake mostra um vídeo da GloboNews de 2015 sendo usado para dizer que a manifestação do 1º de maio foi a maior já registrada na história, o que também não é verdade. No caso da capa falsa, também foi utilizada uma imagem antiga, de março de 2016, registrada durante os protestos contra Dilma Rousseff.