Vôlei masculino
Brasil vira e vence partida histórica contra americanos
Publicado
emO Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20), na madrugada desta sexta-feira (30) na Arena Ariake, em jogo da quarta rodada do Grupo B do torneio de vôlei masculino da Olimpíada de Tóquio (Japão). Há quase 30 anos os brasileiros não venciam os americanos em jogos olímpicos.
Na partida, já tida como histórica, o principal pontuador verde e amarelo foi o ponteiro Lucarelli, com 19 acertos. Leal veio logo atrás, com 18 pontos. Com o resultado, o time nacional chegou aos oito pontos após quatro jogos, com três vitórias e uma derrota.
O Brasil ocupa a vice-liderança da chave, atrás apenas do Comitê Olímpico Russo. A seleção brasileira pode se garantir nas quartas de final antes mesmo da última rodada da fase de grupos, quando enfrenta a França no sábado (31). Para isso, depende de uma derrota de Argentina ou França ainda nesta rodada.
Após derrota para a Rússia, na véspera, o Brasil começou mal contra os norte-americanos. A seleção sofreu cinco pontos consecutivos nos primeiros instantes da partida. O time, porém, reagiu e empatou a partida em 6 a 6. A virada veio pouco depois, em belo saque de Wallace. O jogo porém, seguiu apertado, com o Brasil e Estados Unidos se revezando na liderança. A seleção brasileira teve quatro pontos do set consecutivos, mas não aproveitou. Os norte-americanos cresceram e fecharam o primeiro set em 32 a 30.
O segundo set começou no mesmo ritmo do primeiro, com ambas as equipes trocando pontos. A vantagem brasileira só veio a partir do décimo ponto. Na sequência, os Estados Unidos empataram em 15 a 15. A passagem de Lucarelli pelo saque devolveu a liderança do set para o Brasil. Apesar da vantagem, o Brasil sofreu para fechar o set em 25 a 23.
O terceiro set seguiu o roteiro do anterior. Troca de placares no início, boa passagem de Lucarelli pelo saque – com dois aces consecutivos – e Brasil na liderança. Dessa vez, contudo, a seleção atual campeã olímpica soube administrar a vantagem e venceu por 25 a 21.
Atrás no placar, os Estados Unidos começaram o quarto set com bastante intensidade. O Brasil, porém, teve frieza para empatar e, na sequência, virar a partida. Os norte-americanos pressionaram no fim da parcial, mas a vitória foi verde-amarela por 25 a 20.