Tomada do poder
‘Acabou a guerra. O afegão manda no Afeganistão’
Publicado
emCom a tomada de Cabul neste domingo (15), o Talebã derrubou o governo civil e afirma que “a guerra acabou” no país. A capital era a única grande cidade ainda nas mãos do governo civil até este domingo, mas combatentes do grupo fundamentalista entraram na cidade por todos os lados e publicaram imagens de homens armados tomando o palácio presidencial. Com a conquista do último refúgio civil, o Talebã domina praticamente o país todo novamente.
O presidente afegão, Ashraf Ghani, deixou o país. Relatos iniciais apontavam que ele havia ido ao Tajiquistão, mas a rede de TV Al Jazeera divulgou que o presidente, sua família, seu chefe de gabinete e seu conselheiro de segurança foram para o Uzbequistão. O destino do presidente não foi confirmado pelo governo.
Em seu primeiro pronunciamento após deixar o país, Ghani disse, em uma postagem no Facebook, que foi embora para evitar derramamento de sangue.
Um porta-voz do Talebã disse à rede de TV Al Jazeera que “a guerra acabou no Afeganistão”.
“Conseguimos o que queríamos, a libertação do país e a independência do povo”, disse o porta-voz, que afirmou também não acreditar que as potencias ocidentais vão querer repetir “sua experiência fracassada no Afeganistão novamente.”
Milhares de pessoas haviam se refugiado em Cabul nos últimos dias, conforme o Talebã foi tomando conta do resto do pais.