Semana em sala, semana em casa
Ensino médio volta às aulas em sistema híbrido
Publicado
emAs aulas do ensino médio da Secretaria de Educação voltam com atividades presenciais na segunda-feira (23). Ao todo, são 87.710 estudantes, 3.459 professores e 167 terceirizados em 95 unidades escolares, entre centros educacionais e de ensino médio. Os dados são do sistema i-Educar.
A diretora de Ensino Médio da Subsecretaria de Ensino Básico, Érika Botelho, conta que, nesse momento, a volta presencial é de grande valor para a formação educacional.
“O ensino médio é uma etapa importante da educação, pois é quando o jovem se prepara para os desafios futuros da vida, tanto em aspectos pessoais, quanto nos que dizem respeito à carreira profissional. Assim, é de fundamental importância a construção de uma formação sólida e integral neste momento da vida”, afirma a professora.
Seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19, as turmas de ensino médio serão divididas em dois grandes grupos. Enquanto um grupo estiver presencialmente na unidade escolar, o outro estará realizando atividades pedagógicas não presenciais. Na semana seguinte, invertem-se as posições.
Dessa forma, na segunda-feira, espera-se que 43.855 estudantes voltem à escola pela primeira vez desde março de 2020.
A organização em forma de escala faz com que o cronograma curricular seja oferecido para todos os estudantes, tanto no momento de aulas presenciais, quanto no de atividades não presenciais.
Para os estudantes que estiverem presencialmente, será mantido o distanciamento social de um metro, além de uso obrigatório de máscaras. As salas de aula e os demais espaços escolares serão higienizados entre os turnos.
As unidades escolares com ensino médio integrado à educação profissional e as que já adotam o novo ensino médio seguirão o mesmo protocolo estabelecido para as demais escolas.