Conta de luz em residências do Rio subirá 17,7%
Publicado
emA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira (4) o aumento das tarifas da Light em 17,75% para os clientes residenciais de baixa tensão. O reajuste entrará em vigor a partir da sexta-feira (7) em todas as regiões atendidas pela empresa, com atuação no estado do Rio.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, destacou que o aumento da tarifa da Light foi elevado principalmente por conta do custo maior da energia elétrica ao longo deste ano. Enquanto que, tradicionalmente, o aumento do custo da energia corresponde a cerca de um terço do aumento, no caso da Light foi de 58% do total do reajuste, apontou ele.
— O grande impacto tem sido o custo da energia elétrica. Tem de se buscar formas de se mitigar isso nos processos tarifários.
Segundo a Light, o reajuste pedido à Aneel foi na faixa de 20%. No entanto, a agência informa em seu site que o pedido foi de 25,04%.
A Light afirma, nos cálculos das despesas da companhia considerados pela Aneel para a definição do reajuste, que não foi considerado um valor de cerca de R$ 100 milhões da companhia. A agência, porém, não acatou a indicação da Light apresentada durante a reunião de diretoria.