Inevitável
Fantasma de terremoto devastador volta a assombrar Los Angeles
Publicado
emA última vez que o Golden State viu um grande terremoto foi em 1994 na região de San Fernando Valley, em Los Angeles. A magnitude do terremoto foi estimada pelo USGS em 6,7.
A área da baía de São Francisco pode sofrer um terremoto maciço a qualquer momento, sugeriu o especialista em engenharia sísmica Keith Porter, de acordo com o USA Today.
Os cientistas temem que, quando ocorrer o terremoto previsto, a área possa ser atingida com uma força “igual a centenas de bombas atômicas”. Porter, que trabalha no cenário de terremoto HayWired do Serviço Geológico dos EUA (USGS), o lançamento aconteceria se suas previsões se tornassem realidade.
“O terremoto real criará um padrão diferente de tremor do solo, causando deslizamentos de terra em locais diferentes – mas também causará deslizamentos de terra; o terremoto real alterará as tensões subterrâneas à sua maneira, produzindo um conjunto diferente de tremores secundários – mas , também produzirá réplicas que podem agravar o desastre por anos”, disse ele.
De acordo com o USGS, entender a ameaça do terremoto, juntamente com o planejamento necessário, pode ajudar os moradores a estarem “mais prontos para os terremotos reais da falha de Hayward que inevitavelmente acontecerão”.
A Hayward Fault Zone é uma região geológica capaz de gerar grandes terremotos que se situa principalmente na base ocidental das colinas no lado leste da Baía de São Francisco. Particularmente, a área perigosa inclui regiões densamente povoadas como Richmond, Castro Valley, San Jose, Fremont, Union City e muitas outras.
A última vez que a área viu um terremoto maciço foi em 1994, quando a região de San Fernando Valley, em Los Angeles, foi impactada, resultando em mais de 50 pessoas mortas (o número exato de mortos permanece incerto).
O USGS diz que há uma chance de 51% de um terremoto similar ocorrer na região nas próximas três décadas. Além disso, de acordo com a agência, há também uma chance em três de um terremoto de magnitude 7,5 atingir a área de Los Angeles neste período.