Combates no ar
Rússia liquida quase totalidade da força aérea ucraniana
Publicado
emA Russa destruiu cinco aviões de guerra ucranianos nas últimas 24 horas, segundo um comunicado oficial do Ministério da Defesa. Isso inclui quatro jatos Sukhoi Su-24 e um caça Sukhoi Su-27. Com essas novas baixas, a Ucrânia fica praticamente sem condições de usar sua força aérea, cada vez mais danificada.
“Os sistemas de aviação e defesa aérea das Forças Aeroespaciais Russas derrubaram quatro aeronaves Su-24 da Força Aérea Ucraniana sobre a região de Chernigov na noite passada – duas delas perto do assentamento de Repka e mais duas perto de Gorodnya. Outro foi abatido perto de Kramatorsk, região de Donetsk”, disse o porta-voz militar Igor Konashenkov na manhã desta segunda, 28 (madrugada no Brasil).
Ele também observou que as tropas russas derrubaram 5 foguetes Smerch na região de Kherson. Desde o início da operação especial, as forças russas eliminaram um total de 303 drones ucranianos, 1.713 tanques, 170 lançadores de foguetes e 1.557 veículos militares.
A operação militar especial na Ucrânia foi lançada em 24 de fevereiro, após um apelo de Donetsk e Lugansk, que sofrem com uma guerra de oito anos travada contra eles por Kiev.
O Ministério da Defesa russo enfatizou que a operação visa apenas a infraestrutura militar da Ucrânia e observou que Moscou não tem intenção de ocupar a Ucrânia. O presidente Vladimir Putin observou que o objetivo da Rússia era proteger o povo de Donbass e que a operação visa a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.