Vaxina
Médicos testam vírus contra câncer em paciente da Califórnia
Publicado
emO City of Hope Hospital, em Los Angeles, Califórnia, um dos maiores centros de pesquisa de câncer nos Estados Unidos, está aplicando em seu primeiro paciente um novo tratamento experimental contra o câncer, CF33-hNIS, que recebeu o nome de Vaxina.
O tratamento provou ser eficaz em animais e em laboratórios, mas esta será a primeira vez que será testado em um ser humano. A Vaxina é um vírus oncolítico, o que significa que é uma versão geneticamente modificada de um vírus natural, criado para infectar, replicar e matar células tumorais.
Embora o ataque ao câncer com vírus tenha sido tentado antes, os pacientes muitas vezes recaíram, com a doença voltando ainda mais resistente. Já a Vaxina estimula o sistema imunológico natural do corpo a atacar as células cancerígena, aumentando sua eficácia em matar tumores e evitar retornos.
Em ensaios pré-clínicos e experimentos com animais, foi demonstrado que o medicamento reduz os tumores de câncer de cólon, pulmão, mama, ovário e pâncreas. Além disso, a Vaxina demonstrou aumentar a eficácia de outras formas de tratamentos de imunoterapia, como inibidores de checkpoint, permitindo que as proteínas combatam o mal.
“Curiosamente, as mesmas características que eventualmente tornam as células cancerígenas resistentes à quimioterapia ou ao tratamento com radiação, na verdade, aumentam o sucesso dos vírus oncolíticos, como o CF33-hNIS”, disse Yuman Fong, principal desenvolvedor do vírus geneticamente modificado em um comunicado publicado no site Imugene.
“Esperamos aproveitar a promessa de virologia e imunoterapia para o tratamento de uma ampla variedade de cânceres mortais”, afirmou.