Petistas ocupam Tribuna para dar apoio à Operação Lava Jato
Publicado
emA Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal, foi tema de pronunciamentos parlamentares na sessão desta terça-feira (18). O primeiro a levantar o assunto em plenário foi o deputado Chico Vigilante (PT). “Estamos passando o país a limpo, e é importante destacar que a investigação está sendo possível porque agora existe liberdade para isso”, declarou o petista.
Vigilante lembrou operações passadas, como a “Pasta Rosa”, em 1995, e a “Castelo de Areia”, em 2009, que não teriam ido adiante “por falta de liberdade para investigar”. Ele destacou, ainda, que “a ladroagem investigada agora pela Lava Jato começou a agir há 15 anos” e defendeu ser preciso um a reforma política para modificar o sistema de financiamento de campanhas.
O deputado Chico Leite (PT) seguiu a mesma linha do colega: “Em 26 anos de Ministério Público, nunca vi criminoso milionário ir para a cadeia”. Ele criticou a cultura política calcada nos negócios e elogiou a postura da presidenta Dilma Rousseff em relação ao assunto. “A investigação é resultado não só do brilhantismo da Polícia Federal, mas do fato de termos um governo que deu condições para o trabalho persecutório”, reconheceu.
Denise Caputo