Taguatinga
Pedestres ganham nova calçada ao lado da obra do túnel
Publicado
emA caminhada diária da cerimonialista Fátima Dias, 41 anos, por Taguatinga está mais segura. Um calçamento novinho com 50 metros de extensão foi construído na entrada da cidade, próximo à EPTG. “Para quem costuma se locomover a pé, um passeio bem-conservado é valioso”, garante. “A gente pode andar despreocupada, sem medo de cair”.
A instalação do calçamento foi motivada pelas obras do túnel da cidade. Para construir a via de ligação entre a passagem subterrânea e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o alambrado que delimita a construção avançou 30 metros. Com isso, uma antiga calçada já desgastada pelo tempo foi parar dentro do canteiro.
Os trabalhos na pista de pavimento rígido que ligará o Túnel de Taguatinga à EPTG começaram nesta quinta-feira (7). Os operários quebraram asfalto e calçamentos de uma área de 470 m² no emboque (entrada) do túnel 2, sentido Ceilândia-Brasília, para a construção da nova laje de fundo.
O espaço passará por limpeza e receberá uma camada de brita para permitir o escoamento de águas subterrâneas. Por cima deste colchão drenante é executado o concreto magro, que evita o contato da laje com o solo.
“Quando a via de ligação do túnel 2 estiver pronta, passaremos a trabalhar na pista que leva o túnel 1 à EPTG”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi. “Não podemos interditar os dois emboques ao mesmo tempo para não perdermos o acesso ao interior da passagem subterrânea”.