Disfarçado de graneleiro
Rússia afunda navio ucraniano cheio de mísseis americanos
Publicado
emA Marinha Russa atacou e afundou no porto de Odessa um navio de guerra ucraniano, destinado anteriormente a transportar grãos, conforme acordo assinado com o aval da ONU, mas que na realidade estava carregado com mísseis fornecidos pelos Estados Unidos.
Na mesma operação militar foram destruídos armazéns onde estavam armazenados mísseis Harpoon, que os americanos mandaram para Kiev sob bandeira falsa.
As informações são do Ministério da Defesa da Rússia. O ministério acrescentou que mísseis de precisão de longo alcance baseados em navios foram usados para atingir esses alvos. Também foi destruída uma fábrica localizada no porto, que a Ucrânia usava para modificar e reparar seus navios de guerra, disse o Ministério da Defesa russo.
“Os mísseis Kalibr destruíram a infraestrutura militar no porto de Odessa com um ataque de alta precisão”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.
Zakharova observou que um navio militar ucraniano foi alvo, apesar das alegações do presidente Zelensky de que o míssil atingiu o porto de Odessa. A declaração veio depois que Moscou e Kiev assinaram um acordo, intermediado pela Turquia e pela ONU, com o objetivo de retomar as entregas de grãos pelo Mar Negro.