Curta nossa página


Perigo real e imediato

Aviões de guerra da China sobrevoam Taiwan em sinal de advertência

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

 

As defesas de Taiwan detectaram 21 aeronaves militares chinesas entrando na zona de identificação de defesa aérea da ilha, afirmou o Ministério da Defesa de Taiwan nesta quarta-feira, 3. O grupo de aeronaves incluiu oito caças J-11, dez jatos multifunção J-16, um alerta antecipado KJ-500 AEW&C e aeronaves de controle e , um avião de guerra eletrônica Shaanxi Y-9.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que a ilha emitiu alertas de rádio e desdobrou defesas aéreas, além de enviar jatos para uma resposta.

A breve incursão dos jatos chineses na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, a ilha autogovernada que a China vê como parte de seu território, ocorre após os exercícios militares anunciados em 2 de agosto.

O anúncio repentino dos exercícios de guerra veio logo após a notícia da chegada da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan. Pelosi insistiu que sua viagem não violou a abordagem dos EUA em relação a Taiwan e o princípio de Uma Só China, e chamou a visita de um sinal de respeito pela democracia da ilha .

Pequim condenou veementemente a visita de Pelosi e exigiu repetidamente que os EUA a cancelassem. A China insiste que vai contra os comunicados sino-americanos emitidos para tratar da questão de Taiwan e rotulou a viagem do presidente da Câmara como uma enorme provocação política.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.