WASP-39 b
Nasa descobre exoplaneta com dióxido de carbono
Publicado
emO Telescópio Espacial James Webb detectou a primeira evidência de dióxido de carbono na atmosfera de um exoplaneta muito além do Sistema Solar, orbitando uma estrela a 700 anos-luz de distância, anunciou a Nasa em um comunicado de imprensa.
Esse gás é usado em bebidas gasosas, em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água, e é responsável pela temperatura do planeta e pelo efeito estufa.
“(O telescópio) capturou a primeira evidência clara de dióxido de carbono na atmosfera de um planeta fora do sistema solar”, disse o comunicado. “Esta observação de um planeta gigante gasoso orbitando uma estrela parecida com o Sol a 700 anos-luz de distância fornece informações importantes sobre a composição e formação do planeta.”
A descoberta já foi aceita para publicação na revista científica “Nature” e oferece evidências de que o telescópio também pode detectar e medir os níveis de dióxido de carbono nas atmosferas mais finas de planetas rochosos menores semelhantes à Terra, disse o comunicado.
“WASP-39 b é um gigante gasoso quente com uma massa aproximadamente um quarto da massa de Júpiter (aproximadamente a mesma de Saturno) e um diâmetro 1,3 vezes maior que Júpiter. Seu inchaço extremo está relacionado em parte à sua alta temperatura (cerca de 1.600 graus Fahrenheit ou 900 graus Celsius)”, acrescentou o comunicado.
O WASP-39 b orbita muito perto de sua estrela e tem apenas um oitavo da distância entre o Sol e Mercúrio, completando um circuito em pouco mais de quatro dias terrestres, de acordo com o comunicado.