Pais têm Dia D para levar as crianças para vacinar neste sábado
Publicado
emA Secretaria de Saúde promove neste sábado (22) um novo Dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Até agora, apenas 32% e 27% das metas estabelecidas respectivamente para cada uma das iniciativas foram atingidas.
A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.
Já o sarampo é uma doença que provoca febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Ela é transmitida por vírus e é altamente contagiosa. O último registro no DF foi em 1999.
A meta das campanhas, que ocorrem até 28 de novembro, é vacinar 95% do público-alvo. No caso da pólio, o foco são meninos e meninas entre 6 meses e 5 anos – o que corresponde a 182.211 crianças brasilienses. No do sarampo, entre 1 ano e 5 anos – 161.045 garotos e garotas.
De acordo com a secretaria, a situação mais crítica é na Asa Norte. Apenas 19% da meta para poliomielite foi atingida e 17,8% para sarampo. O Gama foi a região com maior procura: 45,2% do público-alvo foi imunizado contra a pólio e 36,3%, contra sarampo.
—