Terno da posse
Semana começa com FSB e Ipec sugerindo que Lula leva eleição
Publicado
emA confirmarem-se as pesquisas eleitorais desta segunda, 19, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode providenciar o terno da posse na Presidência da República. Se o dia começou com notícias alvissareiras para o petista, a noite, como uma Lua de Sangue, deixou o quadro vermelho de vez.
Logo cedo, revelava levantamento da FSB-BTG Pactual, Lula 44%, contra 35% de Jair Bolsonaro; à noite,, foi a vez do Ipec (ex-Ibope) decretar o amarelão e a sentença de morte da candidatura do atual presidente: Lula 47%, Bolsonaro (PL) 31%.
Enquanto o candidato do PT, pelos institutos FSB e Ipec, oscilou um ponto porcentual para cima, o atual mandatário manteve o número do último levantamento, divulgado na segunda-feira, 12. Os demais candidatos são definitivamente cartas fora do baralho.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 7% e 5%, respectivamente. Já Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%, com Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuando.