Curta nossa página


SS Mesaba

Navio que tentou socorrer Titanic localizado na Irlanda

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

O naufrágio de um navio a vapor que enviou um aviso de iceberg ao Titanic pouco antes do malfadado transatlântico encontrar seu destino foi finalmente localizado no fundo do Mar da Irlanda. O navio mercante em questão, o SS Mesaba, estava cruzando o Atlântico em 1912 quando enviou uma mensagem de rádio de advertência ao RMS Titanic, mas enquanto o último navio a recebeu, a mensagem nunca chegou à ponte, e o resto é história.

O SS Mesaba foi torpedeado em 1918 por um submarino alemão enquanto estava em comboio, e seus destroços permaneceram desaparecidos até que pesquisadores da Universidade de Bangor conseguiram finalmente identificá-lo usando um sonar multifeixe.

De acordo com um comunicado de imprensa da universidade, os restos de Mesaba eram apenas um dos 273 naufrágios localizados nas 7.500 milhas quadradas do fundo do mar sob a superfície do Mar da Irlanda, que foram “digitalizados e cruzados com o banco de dados do UK Hydrographic Office de naufrágios e outras fontes.”

Os detalhes dos destroços foram publicados no “Echoes from the Deep”, um novo livro escrito por Innes McCartney da Universidade de Bangor, que disse que os resultados do trabalho descrito no livro “validaram a técnica multidisciplinar empregada e é um ‘divisor de águas’ para a arqueologia marinha.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.