Oceano Pacífico
Cientistas acham cemitério australiano de tubarões
Publicado
emCientistas da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, que trabalham no navio de pesquisa Investigator, encontraram um misterioso cemitério de tubarões nas profundezas do Oceano Índico, na costa das Ilhas Cocos (Keeling).
Entre os fósseis de antigos animais marinhos, as pesquisas descobriram os dentes do antigo ancestral de um tubarão megalodonte.
“Este tubarão evoluiu para o megalodonte, que era o maior de todos os tubarões, mas esaparecu há cerca de 3,5 milhões de anos”, disse o curador de peixes do Museu da Austrália Ocidental, Glen Moore, em um comunicado.
Além disso, os cientistas encontraram mais de 750 dentes mineralizados no fundo do Oceano Índico. De acordo com os pesquisadores, este é o maior “enterro” de tubarões que os humanos já encontraram.
Como os fósseis de tubarão são essencialmente apenas dentes e escamas, um local como este é uma “janela para a história”, disse Will White, especialista em tubarões da Coleção Nacional de Peixes da Csiro da Austrália. Os cientistas antecipam que os fósseis recém-descobertos ajudarão os pesquisadores a entender melhor a diversidade de espécies que habitaram a região em tempos posteriores.