Galo campeão, São Paulo fora e Inter promete churrasco de Porco
Publicado
emO futebol brasileiro viveu distintas emoções na noite desta quarta-feira 26. Sorriso do título na vitória e mesmo na condição de vice. Foi assim em Belo Horizonte. Na capital paulista, porém, o clima teve o manto da amargura. Mas o melhor está por vir. E o sabor que promete para o fim de semana, lá para o lado dos Pampas, é churrasco a moda colorada.
Na capital mineira, o Atlético sagrou-se campeão da Copa do Brasil, ao derrotar o Cruzeiro no Mineirão por 1 a 0. Mas a torcida celeste não se abateu. Afinal, a Raposa garantiu com antecipação, no domingo, o título de campeão brasileiro. E as duas equipes estão garantidas na Libertadores do próximo ano.
No Morumbi, o desastre. O São Paulo precisava derrotar o Atlético Nacional da Colômbia) por dois gols de diferença para continuar na Copa Sul-Americana. Mas o que se viu foi o time visitante surpreender e derrotar o Tricolor nos pênaltis, após perder por 1 a 0 – o mesmo resultado, inverso, conseguido no jogo de ida.
Agora, a torcida são-paulina espera que o time consiga manter o equilíbrio no Brasileirão, ficar entre os quatro primeiros e garantir uma vaga na mesma Libertadores que tem o Galo e o Cruzeiro já assegurados. Não é uma missão impossível, embora seja preciso manter os pés no chão para evitar surpresas desagradáveis.
Sobre o final de semana, as atenções estarão voltadas para Porto Alegre, onde o Internacional recebe o Palmeiras. Os comandados de Abel Braga esbanjam otimismo. A torcida colorada espalha ironias e promete comer churrasco de porco logo após o jogo, que poderá mandar o Palmeiras para a Segunda Divisão.
Porém, os palmeirenses comandados por Dorival Júnior garantem que o Inter vai sofrer um revés. Será um jogo de vida ou morte para a equipe do Parque Antártica, e os jogadores mostram ter brios para evitar o rebaixamento. O goleiro Fernando Prass foi categórico, ao fim do treino fechado desta quarta-feira. “Vamos colocar água no chopp deles”, cutucou.
A ideia da comissão técnica do Palmeiras é dar mais tranquilidade ao ambiente e tentar evitar que o grupo seja pressionado ainda mais na luta contra o rebaixamento. Durante toda a semana, a imprensa não pôde ver os trabalhos de Dorival Júnior. O jogo será às 19h30 de sábado. E a equipe j´[a embarca para Porto Alegre nesta quinta-feira.
O Palmeiras tenta quebrar um tabu que já dura quatro jogos consecutivos. Contra Atlético-MG, São Paulo, Sport e Coritiba a equipe perdeu por 2 a 0. Por isso, o time tem 39 pontos e está a um à frente do Vitória, que enfrenta o Flamengo também no sábado, mas às 21h. Depois de enfrentar o Internacional, os palmeirenses fecham a competição contra o Atlético-PR, muito provavelmente, no Allianz Parque. O lema é vencer ou vencer os dois jogos.
Do lado do Internacional, uma vitória em casa contra o Palmeiras praticamente pavimenta o caminho para a Libertadores. Os gaúchos têm 71,9% de chances de ir à Libertadores e dependem apenas de uma vitória no sábado. Já o Palmeiras não pode perder sob pena de entrar no Z-4 às vésperas da última rodada do Campeonato Brasileiro.
Esse quadro de desespero (um para jogar a Libertadores e outro para se manter na Série A) representa ingredientes que tornam o confronto teoricamente mais difícil. Mas há jogadores colorados que não demonstram nenhuma preocupação. São justamente os que anunciam um ‘churrasco de porco’ logo após o jogo.
O mais atrevido é d’Alessandro.Figura chave na equipe do Beira-Rio, o jogador argentino chega a ser irônico. E sustenta que o Inter vai trucidar o Palmeiras com a garra da Argentina quando enfrenta brasileiros de maneira geral e o Chile, em particular. O alvo da ironia de d’Alessandro, que trocou Buenos Aires por Porto Alegre, é o chileno Valdívia, que, contundido, sequer deve viajar com a delegação palmeirense.
Nada, porém, tira os brios dos ‘porcos’ paulistas. O time da camisa verde não aposta muito no Internacional. Sinaliza que vai partir para o ataque e que não será prato de nenhum churrasco. E Fernando Prass, mais uma vez, manda um recado para o técnico Abel Braga: “Rapadura é doce mas não é mole. Esse negócio de churrasco é conversa para boi dormir. Se o Inter brincar, a vaga na Libertadores vai acabar em pizza. D preferência, do Bexiga”.