Cavalo de Tróia
Turquia acusa Grécia de interceptar F-16 em exercício da Otan
Publicado
emA Força Aérea Grega tentou interceptar caças turcos durante um exercício da OTAN sobre o Mar Egeu, com a Turquia dando uma resposta apropriada, disse o Ministério da Defesa turco nesta terça-feira, 20. O incidente ocorreu na segunda-feira durante a missão de treinamento Nexus Ace da OTAN.
” Força Aérea Grega mais uma vez tentou interceptar caças turcos F-16 sobre o Mar Egeu, mas recebeu uma resposta apropriada. Eles tentaram interceptar turcos F-16 que haviam decolado de cinco bases aéreas turcas. Apesar de todos os esforços do lao grego, os pilotos turcos continuaram seu voo e completaram com sucesso todas as tarefas”, disse o ministério em comunicado.
Até 14 jatos F-16 participaram do exercício, e todos os aliados da Turquia na OTAN foram notificados da missão 24 horas antes de seu início, acrescentou o ministério da defesa.
A Turquia e a Grécia estão em desacordo há décadas, com o risco de um conflito armado surgindo várias vezes desde 2020. As questões em disputa incluem reivindicações territoriais concorrentes no Mediterrâneo Oriental, em particular na região do Mar Egeu, a divisão greco-turca em Chipre, e a delimitação das fronteiras marítimas. A Turquia acusou repetidamente a Grécia de implantar armas nas ilhas do mar Egeu, violando o Tratado de Lausanne de 1923.
No final de agosto, uma nova rodada de tensões explodiu quando a Grécia supostamente usou sistemas de defesa aérea S-300 para travar o radar dos caças F-16 da força aérea turca que realizavam uma missão de reconhecimento a oeste da ilha de Rodes. O Ministério da Defesa grego negou a alegação da Turquia de que Atenas implantou seus S-300 em Creta contra os F-16 turcos.