Curta nossa página


Vamos abrir a caixa preta

Legado de Bolsonaro incluiu destruir o Natal

Publicado

Autor/Imagem:
Giulia Afiune/Via Agência Pública Jornalismo Investigativo

Enquanto muitas famílias estão tendo um Natal de alegria e paz junto a seus entes queridos, outras tantas seguem divididas e devem passar esse fim de ano brigadas.

Esse é um dos legados catastróficos que Bolsonaro deixou para o Brasil. Além de destruir o meio ambiente, desdenhar da pandemia, e esfacelar a democracia, nos últimos anos ele conseguiu produzir e espalhar tanta mentira e tanto discurso de ódio que isso chegou até dentro das nossas casas. Ao inventar narrativas estapafúrdias — como a existência de um “kit gay”, a ameaça de que o Brasil está prestes a”virar uma Venezuela”, entre outras coisas do gênero — ele nos jogou uns contra os outros. Jogou pai contra filho, avó contra neto, irmã contra irmã. E reinou nesse caos.

Na Pública, a gente revelou como eles usaram dinheiro público para financiar essa máquina de criar mentiras. Durante as eleições, investigamos como essas fábulas foram usadas para manipular o debate público e para incitar a violência entre amigos e pessoas que pensam diferente.

Mas ainda falta descobrir muita coisa sobre essa indústria de invencionices. O chamado “gabinete do ódio”, por exemplo, como funcionava? Quem trabalhava dentro dele? Como ele era financiado?

É esse tipo de coisa que a gente quer descobrir e por isso decidimos abrir a Caixa Preta do governo Bolsonaro. Queremos investigar exatamente como eles usaram a estrutura do Estado brasileiro para destruir nosso tecido social. Os responsáveis precisam ser punidos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.