Curta nossa página


Tri na bola e nas urnas

Família adia velório de Pelé. Lágrima será de alegria da posse

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Ele nasceu há 82 anos. Nome de batismo Edson Arantes do Nascimento. Como rei, virou Pelé, a majestade do futebol mundial. Morreu nesta quinta, 29, após uma longa briga contra um câncer de cólon. Pelé é eterno. E como tal, a família decidiu que seu velório e sepultamento começarão na segunda-feira, 2. Para os filhos e netos, as lágrimas serão contidas até domingo, 1, para festejar a posse de Lula na Presidência da República. Como Pelé, tricampeão no gramado, Lula é tricampeão nas urnas. São dois semideuses que levaram o reconhecimento do Brasil ao mundo, como país livre, democrático. Em todo esse clima, o cartão vermelho será aplicado apenas em Jair Bolsonaro, o presidente que sai.

A lenda do futebol, Pelé, passou os últimos meses lutando contra o câncer de cólon e morreu devido a complicações relacionadas à sua condição, de acordo com seu empresário Joe Fraga. O jogador do Santos deixa esposa e seis filhos.

Conhecido por seus pés ágeis, precisão sobre humana e habilidades de improvisação inigualáveis, Pelé foi amplamente considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. O ícone brasileiro e mundial conquistou três Copas do Mundo em 22 anos de carreira profissional, sendo até hoje o único jogador a conseguir tal feito.

Pelé iniciou sua carreira profissional aos 15 anos, após abandonar a escola na quarta série. Seu pai, João Ramos do Nascimento, um jogador de futebol da liga secundária, mudou-se com a família para São Paulo quando Pelé tinha apenas cinco anos de idade. Aos 10 anos, o futuro craque do futebol começou a treinar com Waldemar de Brito, amigo do pai de Pelé e ex-jogador da seleção brasileira.

Dois anos após assinar seu primeiro contrato profissional, Pelé chegaria à Seleção Brasileira e disputaria sua primeira Copa do Mundo aos 17 anos, em 1958, tornando-se o jogador mais jovem a disputar a competição. Ele marcaria seis gols durante o torneio, incluindo um hat-trick nas semifinais e dois gols na final contra a Suécia. Ele continua sendo o jogador mais jovem a marcar um gol na Copa do Mundo.

Eme 1962, Pelé já era considerado pela maioria como o melhor jogador do mundo. Ele marcou duas vezes no jogo de abertura, mas se machucou. Apesar da ausência, o Brasil conseguiu defender o título, dando a Pelé sua segunda vitória na Copa do Mundo.

Em 1966, Pelé se machucou antes do início do torneio e o Brasil não conseguiu defender o título, que acabou sendo conquistado pela Inglaterra. Em 1970, Pelé voltou ao palco da Copa do Mundo e o Brasil recuperou o título, dando a Pelé seu recorde de três campeonatos mundiais. Pelé marcou o gol de abertura na vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Itália na final. Naquela época, sua reputação o precedia.

“Eu disse a mim mesmo antes do jogo, ‘ele é feito de pele e osso como todo mundo’”, afirmou na época o italiano Tarcisio Burgnich, que enfrentou Pelé na Copa do Mundo. “Mas eu estava errado.”

Pouco depois de completar 20 anos, Pelé foi oficialmente nomeado tesouro nacional do Brasil, o que o impediu de jogar em clubes europeus de futebol que poderiam lhe pagar muito mais do que seu time brasileiro, o Santos FC.

A fama de Pelé foi muito além do Brasil e tocou o mundo inteiro – ele também é creditado como a força motriz por trás da ascensão do futebol nos Estados Unidos. Um ano depois de se aposentar da liga brasileira, Pelé assinou um contrato de $ 2,8 milhões com o New York Cosmos. Pelé aumentou enormemente o interesse dos americanos na incipiente liga de futebol.

Antes de sua chegada, o Cosmos tinha uma média de 8.009 torcedores por jogo. Em seu terceiro e último ano no clube, o Cosmos teve uma média de 42.689 torcedores por jogo em casa, incluindo três jogos com mais de 70.000 presentes. Ele foi nomeado o melhor time all-star da North American Soccer League em todos os três anos em que jogou pela liga. O Cosmos conquistou o campeonato da NASL em 1977, o último ano de Pelé na liga.

Sua última partida profissional aconteceu naquele mesmo ano, um amistoso entre o Cosmos e seu ex-Santos FC. Foi jogado no Giants Stadium em New Jersey para uma multidão com ingressos esgotados. Jogou o primeiro tempo pelo Cosmos e o segundo pelo Santos FC.

Embora o futebol tenha sido jogado nos Estados Unidos por quase um século antes da chegada de Pelé na NASL, sua chegada foi creditada pelo aumento da popularidade do esporte nos Estados Unidos.

O jogo de Pelé também teve ramificações fora do mundo dos esportes. Em 1969, a guerra civil da Nicarágua entrou em um cessar-fogo de 48 horas, para que ambos os lados pudessem assistir Pelé jogar em uma partida amistosa em Lagos.

Pelé foi, sem dúvida, a maior estrela do esporte mundial de sua época, algo que ele admitiu ter causado algum conflito interno.

“Pelé ganhou vida própria. Ele superou tudo”, escreveu o grande jogador de futebol em uma de suas autobiografias. “Sinto a dicotomia entre Edson e Pelé toda vez que pego meu Mastercard. De um lado está a imagem minha dando um chute de bicicleta junto com a assinatura de Pelé, e do outro está a minha assinatura real.”

Embora seu apelido seja conhecido em todo o mundo e tenha se tornado sinônimo de futebol, Pelé admitiu que não tinha ideia de onde veio originalmente e não tem significado em português. Mas ele disse que gostou porque era curto e podia ser facilmente pronunciado em qualquer idioma.

Criado como católico romano, Pelé permaneceu um homem de fé até sua morte, mas nem sempre viveu de acordo com os padrões estabelecidos pela igreja. Pelé casou-se três vezes durante sua vida, com seus casamentos com Rosemeri dos Reis Cholbi e Assíria Lemos Seixas terminando em divórcio. Ele também estava ligado à modelo Xuxa, que tinha 17 anos quando começaram o relacionamento. Em 2016, ele se casou com Marcia Aoki, uma executiva brasileira 32 anos mais nova que ele.

Por meio de seus casamentos e relacionamentos, Pelé teve pelo menos sete filhos, incluindo Sandra Arantes do Nascimento, filha de um caso entre Pelé e a empregada doméstica Anizia Machado em 1963. Pelé nunca a reconheceu como filha, mesmo depois que ela processou a estrela do futebol para forçar um teste de DNA que provou que ele era seu pai. A Sra. Nascimento morreu de câncer de mama em 2006. Pelé não compareceu ao seu funeral.

Após a carreira de jogador, Pelé manteve-se ativo. Em 1992, ele serviu como embaixador das Nações Unidas para ecologia e meio ambiente. De 1995 a 1998, foi ministro do Esporte do Brasil e, aos 74 anos, assinou contrato vitalício com o Santos FC para ações de marketing.

Em 1999, ele foi nomeado o co-jogador do século 20 pela Fifa. Ele dividiu o prêmio com o argentino Diego Maradona, uma distinção que insultou Pelé e gerou debates intermináveis ​​entre os torcedores do futebol sul-americano.

Pelé não tinha dúvidas de que era a maior estrela do futebol e seu melhor jogador. “Na música, há Beethoven e o resto”, disse ele em 2000. “No futebol, há Pelé e o resto.”

Os argumentos sobre Pelé se estendem às suas realizações estatísticas. Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, Pelé é creditado com 762 gols ao longo de sua carreira profissional. Isso faz de Pelé o terceiro maior artilheiro da história do futebol, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

No entanto, de acordo com o Guinness Book of Records, Pelé marcou 1.279 gols em 1.363 jogos e, em 2015, Pelé foi ao Twitter para afirmar que marcou 1.283 gols ao longo de sua carreira.

A discrepância é resultado de como os gols do futebol eram contados nas décadas de 1950 e 1960, com classificações pouco claras do que era uma partida “oficial” e uma “não oficial”.

O que não está em debate é a contribuição de Pelé para o jogo de futebol em todo o mundo, o futebol nos Estados Unidos, e a maneira como ele inspirou milhões ao redor do mundo a praticar o belo jogo.

Após sua partida final, a imprensa resumiu o que Pelé significou para seu país e para o mundo em uma frase simples: “Até o céu chorou”. Hoje, o céu chora por Pelé.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.