Feira na UnB mostra avanços tecnológicos por alunos e mestres
Publicado
emUma palmilha de látex para curar feridas de pessoas com diabetes, um software que auxilia no acompanhamento de doentes e racionaliza a permanência em leitos de hospitais públicos, um site que ajuda turistas na busca por roteiros personalizados e um jogo online interativo usado como ferramenta pedagógica para ajudar na apreensão de conteúdos.
Estas são algumas das inovações apresentadas na sexta edição da Feira de Negócios e Inovação, promovida pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).
O evento envolveu 3,8 mil estudantes em atividades destinadas a difundir a cultura empreendedora e de inovação para novos negócios, serviços e processos. Segundo o diretor do CDT e professor do Instituto de Química da UnB, Paulo Suarez, a feira também busca construir pontes com a sociedade para divulgar o trabalho dos estudantes nas disciplinas sobre empreendedorismo.
“A intenção é que a feira seja realmente um ambiente de inovação, onde aconteçam negócios e muitas outras coisas. A cada edição ela fica um pouco maior e conseguimos melhores coisas”, ressaltou Suarez.
Um dos exemplos é o do site InLoco, aplicativo voltado para pessoas interessadas em viagens e tecnologia. Ele conecta turistas e moradores da região visitada. “Você procura por cidade e preenche alguns interesses sobre a viagem, como cultura, gastronomia, natureza.
“Pensamos no site como viajante. Achamos que seria legal se houvesse sempre um amigo, uma pessoa de outra cidade, nos recebendo. Apresentamos no semestre passado e tivemos recepção muito boa”, lembrou Isabella Bonfim, aluna de Comunicação Social da UnB e também criadora do InLoco.