Curta nossa página


Tudo ou nada

Coreia desfila mísseis balísticos prontos para atacar inimigos

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Pyongyang exibiu esta semana sua força de produção de armas nucleare durante um desfile noturno, exibindo mais mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) do que nunca.

Segundo informações do site especializado NK News, as armas expostas incluíam pelo menos 10 mísseis Hwasong-17, os mais avançados do país, e veículos aparentemente projetados para transportar ICBMs de combustível sólido.

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) informou que uma “unidade tática nuclear” estava em exibição, mostrando sua “poderosa capacidade de dissuasão e contra-ataque”.

O líder norte-coreano Kim Jong-un esteve presente no evento, realizado por ocasião do 75º aniversário da fundação das Forças Armadas do país, segundo fotografias oficiais que o mostram inspecionando soldados com baionetas e saudando tropas e passando unidades de mísseis.

Kim prometeu expandir os exercícios militares e fortalecer a postura de prontidão de guerra da Coreia do Norte.

Na verdade, a Coreia do Norte avançou com o desenvolvimento de mísseis. Em 2022, ano recorde de lançamentos, testou o maior míssil balístico intercontinental de sua história. Enquanto isso, a Coreia do Sul e os EUA dizem que Pyongyang fez preparativos para retomar os testes de armas nucleares pela primeira vez desde 2017.

Por outro lado, a Coreia do Sul e os Estados Unidos intensificaram seus próprios exercícios militares para combater o Norte.

Pyonyang alertou para a escalada de tensões na área devido aos exercícios militares em Seul e Washington, alertando o país norte-americano e “suas forças vassalas” que as ameaças militares que representam para a região podem ser respondidas com “força nuclear esmagadora .”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.