Verstappen de novo?
F1 começa a esquentar os motores para a temporada
Publicado
emA Fórmula 1 está volta. Ainda é apenas o primeiro dia da pré-temporada 2023, mas a Red Bull certamente já começou a dar seu nome. Nesta quinta-feira (23), na abertura das atividades no Bahrein, Max Verstappen fechou as duas sessões como o mais veloz do pelotão.
A sessão da parte da tarde, após 1h de pausa no almoço, começou de forma bastante lenta. Mesmo após a bandeira verde e liberação dos pilotos, ninguém parecia fazer movimentação para deixar os boxes, situação que se arrastou por mais de dez minutos – e isso porque são apenas três dias de testes pré-temporada.
Com muita tinta neon, o famoso flow-vis, e os rakes, estruturas metálicas acopladas nos carros, era possível perceber que as equipes estavam bastante focadas em colher dados aerodinâmicos nesses primeiros testes no Bahrein.
Após uma hora completada no Bahrein na parte da tarde, Verstappen ainda era o mais rápido com a marca feita ainda na parte da manhã. Dos competidores que foram para a pista a tarde, nenhum conseguiu, ainda, se colocar no top-10, com Charles Leclerc, 11º, sendo o mais rápido a quase 2s do ponteiro holandês.
Após 1h15 de sessão, o monegasco da Ferrari e Lewis Hamilton foram os primeiros a quebrarem a barreira dos dez primeiros. O sete vezes campeão, com 17 voltas feitas, era o quinto a 0s942 do ponteiro, enquanto Leclerc era sétimo a 1s393 de Verstappen.
Durante a parte da tarde e o sol se ponto, a ação seguia na pista barenita. O bicampeão da Red Bull baixou ainda mais seu tempo da parte da manhã e cravou 1min32s837, estendendo sua vantagem para Carlos Sainz em 0s122 e estando 0s416 mais rápido que o espanhol da Ferrari.
Atrás da dupla, Lewis Hamilton, terceiro, Fernando Alonso, sexto, Leclerc, sétimo, e Valtteri Bottas, décimo, eram os competidores que foram para a pista na parte da tarde e conseguiram, até o momento, se colocar dentro dos dez mais rápidos.
A sessão começava a se aproximar da bandeira quadriculada. Restando pouco menos de 1h para o fechamento do primeiro dia, o bicampeão holandês seguia sem ser tocado na primeira colocação da tabela.
Entretanto, o que poucos esperavam é que Alonso saltasse para a segunda colocação com a Aston Martin. O bicampeão espanhol anotou tempo apenas 0s029 mais lento que o ponteiro após fazer o terceiro setor roxo – portanto, mais veloz.
Os minutos finais da segunda sessão da quinta-feira no circuito de Sakhir reservou um teste de bandeira amarela e safety-car virtual. O período não se estendeu muito e pouco depois a bandeira verde tremulou para que os pilotos fizessem últimos testes e voltas.
Com o encerramento do dia 1, Verstappen e Red Bull dominaram totalmente as atividades no Bahrein. O bicampeão holandês completou mais de 140 voltas e fechou com o tempo de 1min32s837, 0s029 mais rápido que Alonso, o segundo.