Curta nossa página


Egito

Descoberta esfinge de imperador sorrindo

Publicado

Autor/Imagem:
Sergey Lebedv/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma equipe de arqueólogos no Egito descobriu uma estátua de uma esfinge sorridente com o rosto do imperador romano Cláudio, que expandiu a Pax Romana para o norte da África durante seu governo de 41 a 54 d.C.

Pesquisadores da Universidade Ain Shams, liderados por Mamduh al- Damati – ex-ministro egípcio de antiguidades – descreveram a estátua como “esculpida com beleza e precisão”. Eles também desenterraram uma laje de pedra da era romana com inscrições demóticas e hieroglíficas.

Esses artefatos foram descobertos durante escavações arqueológicas a leste do complexo do templo de Dendera. O mais próximo dos templos escavados foi consagrado à Deusa Hathor – a padroeira do céu e consorte da principal divindade egípcia Hórus.

Embora os historiadores acreditem que a esfinge tem o rosto do imperador Cláudio, esse fato deve ser verificado novamente durante pesquisas futuras.

Uma esfinge – uma criatura mítica com cabeça de humano, corpo de leão e asas de águia – é um dos símbolos mais antigos do Egito, ao lado das pirâmides. É notório por seus enigmas, sendo o epítome da sabedoria.

O imperador Cláudio foi um governante romano que conquistou várias novas regiões e realizou grandes reformas econômicas e administrativas em Roma.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.