O mistério
Moedas romanas de 2 mil anos encontradas em ilha sueca
Publicado
emEm um evento raro, duas moedas de prata do Império Romano foram desenterradas em uma ilha desabitada no Mar Báltico, ao norte da ilha sueca de Gotland.
Os dois denários romanos que surgiram inesperadamente durante as escavações em Gotska Sandon são um grande avanço arqueológico, já que anteriormente apenas ossos de foca, restos de abate de vacas e uma luva de batalha foram encontrados.
As moedas são da época do imperador Trajano, que governou o Império Romano nos anos 98-117 e Antonino Pio, que governou entre 138 e 161.
“Estas são descobertas emocionantes que levantam várias questões”, disse Johan Ronnby, professor de arqueologia marinha na Universidade de Sodertorn, que dirige as escavações em colaboração com o Museu de Gotland, em um comunicado.
Os arqueólogos agora estão considerando se os achados são restos de naufrágios espalhados na praia. Ao longo da costa da ilha, foi encontrado um grande número de lareiras e restos de lareiras. Outra versão é que as moedas podem estar de alguma forma ligadas a essas atividades.
“Descobertas de moedas de prata romanas não são incomuns para Gotland, mas são para Gotska Sandon. O que torna essa descoberta interessante é precisamente a localização”, disse Daniel Langhammer, do Conselho Administrativo do condado de Gotland.
Durante o final de 1800, um faroleiro local afirmou ter encontrado uma moeda romana na ilha, o que foi recebido com ceticismo. As descobertas recentes podem muito bem justificá-lo.
Gotland, a maior ilha da Suécia , um ponto-chave no comércio marítimo no Mar Báltico e, posteriormente, um elemento da Liga Hanseática, é rica em tesouros medievais. Em particular, o número de dirhams árabes descobertos na ilha é incrivelmente alto, eclipsando qualquer outro local na Eurásia Ocidental. Essas moedas seguiram para o norte por meio do comércio entre os mercadores rus e o califado abássida, ao longo da estrada Silver-Fur.
A ilha Gotska Sandon, com 9 km de comprimento e 6 km de largura, faz parte do condado de Gotland e é um parque nacional desde 1909. Durante o verão, atrai muitos turistas. A ilha consiste principalmente de areia (seu nome se traduz como “Gotlandic Sand Island”) e é dominada por praias, dunas e florestas de pinheiros.