Curta nossa página


Galáxia itinerante

Buraco Negro de olho em nosso planeta intriga cientistas

Publicado

Autor/Imagem:
Svetiana Ekimenko/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma equipe internacional de cientistas da Royal Astronomical Society pode se orgulhar de ter feito uma descoberta inovadora sobre uma galáxia situada a 657 milhões de anos-luz de distância de nosso planeta Terra. Depois de perceber as propriedades peculiares da galáxia, eles realizaram outras observações.

Uma recente descoberta impressionante feita por uma equipe de cientistas deixou os dois empolgados, mas também bastante preocupados. O fato é que um buraco negro supermassivo escondido em uma galáxia distante mudou sua direção, girando cerca de 90 graus, descobriram os astrônomos internacionais.

Situado a 657 milhões de anos-luz de distância na galáxia PBC J2333.9-2343 , no centro de um “blazar”, este buraco mudou de direção. Agora, está voltado para a Terra, descobriram pesquisadores da Royal Astronomical Society .
Agora, para aqueles que estão se perguntando o que é um blazar , é um tipo de objeto superbrilhante chamado núcleo galáctico ativo (AGN) que é alimentado por materiais como gás, poeira ou estrelas caindo sobre ele. Blazars geram jatos relativísticos compostos de matéria ionizada.

Nesse caso, os astrônomos estavam observando a galáxia em questão, classificada como uma radiogaláxia, mas descobriram que ela tinha características estranhas. Recorrendo a uma ampla gama de telescópios de rádio, ópticos, infravermelhos, raios-x, ultravioleta e raios gama, incluindo o radiotelescópio Effelsberg de 100m da Alemanha no Instituto Max Planck de Radioastronomia, os pesquisadores estudaram a galáxia distante no espectro eletromagnético.

Depois de compararem as propriedades do PBC J2333.9-2343 com outras amostras de blazars, os cientistas concluíram que o jato relativístico desse buraco negro supermassivo em particular havia mudado sua direção.

“Começamos a estudar esta galáxia porque ela apresentava propriedades peculiares. Nossa hipótese era que o jato relativístico de seu buraco negro supermassivo havia mudado de direção e para confirmar essa ideia tivemos que realizar muitas observações”, disse Lorena Hernández -García, pesquisadora do Instituto de Astrofísica do Milênio e principal autora do estudo.

Quanto ao que desencadeou essa mudança na direção dos jatos, os cientistas especularam que poderia ter sido qualquer coisa, desde uma fusão com outra galáxia ou objeto, até uma forte explosão de atividade do núcleo galáctico. Estudos e observações posteriores mostrarão como essa rotação de um buraco negro pode impactar nossa própria galáxia – a Via Láctea .

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.