Curta nossa página


Aliados unidos

Suécia faz maior exercício militar da história

Publicado

Autor/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

A Suécia deve realizar seu maior exercício militar em mais de três décadas a partir de 24 de abril. O exercício de três semanas, apelidado de Aurora 23, contará com cerca de 26 mil militares de vários países: EUA, Reino Unido, Finlândia, Polônia, Noruega, Estônia, Letônia, Lituânia, Ucrânia, Dinamarca, Áustria, Alemanha e França. Isso é mais do que a força militar sueca ativa combinada.

“O objetivo do Aurora 23 é aumentar a capacidade combinada das Forças Armadas suecas de enfrentar um ataque armado à Suécia e contribuir para a estabilidade na região junto com outros”, disse o tenente-coronel Henrik Larsson – responsável pelo planejamento do exercício – explicado em comunicado.

Os soldados participantes trabalharão, portanto, para aumentar a preparação da Suécia diante de um ataque, mobilização, bem como manobras terrestres, aéreas e marítimas em grande escala. Aperfeiçoar a organização das Forças Armadas é outra meta, já que os militares suecos não praticam a liderança de brigadas de cerca de 5.000 soldados e oficiais há anos.

Uma ênfase na logística também será dada durante o exercício, com novas formas de controlar e comandar o movimento de tropas e equipamentos sendo testados. Além disso, a colaboração entre agências civis e militares também será aprimorada durante o exercício, focando uma ação conjunta bem-sucedida no caso de um ataque ao país nórdico.

O exercício será realizado no ar, no solo e no mar, com as províncias de Skane e Smaland e a ilha báltica de Gotland a serem particularmente afetadas. Unidades em toda a Suécia estarão envolvidas, com navios de guerra aparecendo em Estocolmo e nos arquipélagos de Gotemburgo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.